Mercado imobiliário

Apartamentos pequenos e funcionais

Os apartamentos estúdios estão caindo na graça do público, especialmente dos solteiros e casais sem filhos, que buscam um lugar confortável e bem localizado para morar.

Integrados e não raro mais sofisticados que os imóveis tradicionais, não custam pouco, é fato, mas podem se revelar um bom investimento para quem procura um apartamento.

Abaixo, confira cinco boas razões para morar nesse tipo de imóvel.

  • Espaço para tudo: Enquanto nos imóveis tradicionais as mudanças são marcadas pela adequação – e perda – de muitos móveis, nos apartamentos estúdio isso não acontece. Afinal, por contar com espaços integrados não há como fugir do planejamento sob medida do espaço e da mobília.
  • Pequeno, mas nem tanto: Os apartamentos do tipo estúdio costumam ter entre 20 e 40 m². O truque para parecer maior é a integração dos ambientes. “A falta de paredes faz com que o espaço seja aproveitado”, conta Vitor Marques, diretor da Marques Construtora.
  • Dois em um: Quem tiver uma “graninha” extra para encarar a compra de outro apartamento estúdio – e arcar com algumas despesas de obras -, pode unir dois módulos e garantir o dobro de espaço. A dica é da professora de pós-graduação em projeto de interiores da Universidade Anhembi Morumbi, Flávia Rodrigues Nogueira.
  • Para todos: Antes, esse tipo de apartamento ficava restrito a classes sociais com maior poder aquisitivo, mas, recentemente, isso mudou. Segundo Flávia, já existem opções financeiramente interessantes para o público de menor renda.
  • Para morar ou investir: Se sua família não cabe no estúdio pense nele como um bom investimento. “Esse apartamento tem caráter temporário, por isso, a procura é maior para alugar. O retorno pode ser interessante”, comenta Vitor Marques. .