Dicas Práticas

Horta no seu apartamento: Aprenda a fazer!

Se você gosta de ter à mão um temperinho fresco e quer se livrar daquela preocupação de que os ramos comprados no mercado podem ressecar em breve se ficarem na geladeira, que tal montar uma horta no seu apartamento? Não é algo complicado não, viu! O primeiro passo é escolher um local bem iluminado da casa para plantar as hortaliças.
A horta no seu apartamento precisam de pelo menos 4 horas diárias de sol direto nas folhagens. A exposição ao sol deve ser no início da manhã ou no fim da tarde. Esse também é um bom horário para regá-las, já que o calor não costuma ser intenso. Mas, atenção, elas precisam ser regadas regularmente! Alecrim, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjericão, manjerona, alho, tomilho e orégano são ótimas opções de ervas e temperos para cultivar em pequenos espaços.

Local e suportes:

Você pode montar a horta no seu apartamento, na varanda, pendurada em uma parede ou perto de janelas ensolaradas. Mas é preciso mantê-la protegida de ventos fortes. “O jardim vertical é ótimo para apartamentos pequenos. Uma sugestão prática, que evita acidentes, é usar vasinhos que possuam uma face reta para garantir mais estabilidade quando pendurados na parede. Os melhores são os de cerâmica ou louça porque acabam mantendo a umidade”, conta o paisagista David Abrão. As jardineiras também são boas para driblar a falta de espaço. “Em uma de 30 x 80 cm, por exemplo, dá para plantar de três a cinco variedades de temperos. Algumas jardineiras, feitas de polipropileno, têm proteção UV e isso ajuda a preservar a horta”. Tenha cuidado na hora de escolher as espécies que serão plantadas juntas, em alguns casos, uma pode destruir a raiz da outra. Cachepôs, floreiras, embalagens recicláveis, conchas de cereais; são vários os tipos de suportes para uma hortinha. Só não se esqueça de fazer furos no fundo para drenar a água e não encharcar o solo.

Misturadas ou sozinhas?

Todas as espécies podem ser plantadas sozinhas, mas se a ideia é poupar espaço você pode juntar algumas espécies em um mesmo recipiente.

Alecrim, sálvia, tomilho e orégano podem ser plantados juntos, mas o recipiente deve ser espaçoso, com profundidade de 30 a 40 cm. O mesmo serve para misturar manjericão, manjerona e cebolinha – temperos que podem chegar a ter 60 cm de altura. Hortelã e salsinha devem ser plantadas separadas, suas raízes são invasoras e podem destruir as outras espécies.

Preparando a terra:

Compre terra especial para solo de horta! “É preciso conter nitrogênio, fósforo, potássio e o pH ideal é de 6 a 8 “, acrescenta Abrão. A adubação deve ser feita, no mínimo, a cada três meses. Dê preferência ao adubo orgânico. Afinal, as hortaliças vão direto para o prato, certo?! Além da torta de nim, que aduba e afasta as pragas, você pode usar húmus de minhoca ou torta de algodão.

Cuidados diários:

No início, regue a terra duas vezes por dia durante a primavera e o verão. Depois, uma única vez basta. Durante o outono e o inverno uma rega diária é suficiente. Retire as folhas secas e amareladas. Se ocorrerem pragas opte por inseticidas naturais. No caso do manjericão, lembre-se de podar as flores, caso contrário, elas roubam todo o aroma da folha.