Dicas Práticas

Saiba como reconhecer o melhor apartamento

Parece detalhe, mas não é! Conhecer os diferenciais que cada construtora oferece é decisivo na hora de comprar um apartamento. Você só terá certeza de que escolheu o melhor apartamento e de que ele está dentro de um condomínio capaz trazer conforto e qualidade de vida depois de comparar. E para isso, não tem jeito, tem que gastar a sola do sapato. Não se contente com os apartamentos decorados e peça para conhecer outros prédios feitos pela construtora.
Depois, passeie pela área comum e entre em um apartamento, observe a infraestrutura e avalie bem a qualidade da construção.

IMPORTANTE PARA O DIA A DIA

Analise a planta e a maquete do apartamento e edifício. É através delas que vamos saber a exata localização do apartamento e como será distribuída a área comum. Se o apartamento escolhido estiver na face norte do prédio, provavelmente, vai ter mais incidência de luz natural. Ao contrário dos apartamentos da face sul, onde a incidência de sol é menor. Sua vida será mais fácil se a lavandeira e os banheiros forem construídos em áreas bem ventiladas. Itens de segurança não podem faltar, por isso dê preferência às construtoras que já entregam o prédio equipado com guarita com vidros blindados, circuito de tv para monitoramento, alarme perimetral, botão antipânico e portões com clausura. Estes itens contribuem com a segurança dos moradores e reduzem despesas iniciais de condomínio, pois os condôminos não precisaram gastar para a instalação dos mesmos. No memorial descritivo identifique a marca e verifique a qualidade dos materiais que serão usados para fazer o acabamento (metais, pisos, azulejos, encanamentos e elevadores). Investigue a infraestrutura urbana do entorno, os serviços de água e esgoto e até a presença de feiras e alagamentos na rua do prédio. Um condomínio com zeladoria, vestuário e copa para funcionários também pode facilitar o dia a dia.

AJUDA A ECONOMIZAR

Certifique-se que o projeto prevê a medição individual de água e gás. É interessante que exista um espaço para que os moradores possam instalar um sistema de aquecimento solar, que pré-aquece a água e diminui o consumo de gás. Se houver um projeto de reaproveitamento da água da chuva para lavar a área comum e regar os jardins a conta mensal também pode reduzir. A iluminação inteligente, com sensor de presença, no hall dos elevadores e nas escadas do edifício evitam o uso excessivo de energia elétrica, porque as lâmpadas não ficam acesas o tempo todo. A instalação de torneiras com temporizadores nas áreas comuns também evita o desperdício de água. Se a construtora pensa em tudo isso ela é cuidadosa com o projeto, se preocupa com o uso responsável dos recursos naturais e pensa na economia dos futuros condôminos.

CONFORTO E DIVERSÃO 

As varandas gourmet estão na moda. Instalar uma churrasqueira, um grill ou um ponto elétrico nesse local pode ser uma boa opção para curtir um almoço ou jantar com a família e os amigos. Se a ideia é ter ainda mais espaço no apartamento para confraternizar, alguns prédios possuem salão de festa e quiosque com forno de pizza. É legal também que o condomínio tenha um bom projeto de paisagismo, isso mostra que a construtora prioriza o bem-estar do morador. Se você tem filhos pequenos busque edifícios com brinquedoteca e playground, mas se seus filhos são maiores um condomínio com salão de jogos e uma sala de estudos será mais interessante. Para não levar um susto, confira se todos os equipamentos e a decoração dessas áreas realmente constam no memorial descritivo.